5 riscos que sua empresa pode estar correndo com o vazamento de dados

43% das pequenas empresas da América Latina tiveram seus dados vazados em 2019

 

Um recente estudo promovido por uma fabricante Russa de softwares concluiu que 43% das pequenas empresas com sede na América Latina sofreram violações de dados em 2019. Em muitos casos, as informações pessoais de clientes foram atingidas.

Embora a maior parte das vítimas de vazamento de dados seja formada por grandes empresas (53%), os pequenos e médios empresários também são afetados pelo problema e têm sua credibilidade e confiabilidade afetadas.

Os riscos são grandes e relevantes e, por isso, precisam ser levados em consideração durante o planejamento estratégico da empresa. Em primeiro lugar, o vazamento de informações confidenciais de clientes pode afetar o relacionamento com o público e gerar perdas de faturamento.

Além disso, o negócio pode sofrer sanções financeiras, devido à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) — que entra em vigor em 2020, no Brasil. Outra consequência está diretamente ligada ao fato de que dados confidenciais podem se tornar públicos.

Transações bancárias da organização também podem correr riscos, uma vez que contas, valores e senhas são expostos a terceiros. Assim, a empresa se torna vulnerável e pode ter suas informações bancários sendo utilizados por cibercriminosos.

Por fim, o vazamento de dados contribui para a formação de uma imagem negativa do negócio. A reputação e credibilidade são fortemente afetadas, especialmente quando terceiros também são atingidos. A falta de cuidado com segurança de dados é, atualmente, um dos problemas que mais prejudicam o crescimento de uma empresa.

Proteja o seu negócio

Na era dos dados, garantir que eles estejam sempre seguros é uma premissa para o sucesso empresarial. Projetos, relatórios e informações bancárias, fiscais e financeiras precisam ser preservados e acessados somente por pessoas autorizadas.

Para que isso seja possível, é fundamental implementar o controle por senhas e monitorar de forma frequente e-mails, sistemas e dispositivos com acesso à internet. Além disso, a realização de backups regulares de arquivos também aumenta a proteção e ajuda a evitar invasões e perda de dados.

Por fim, buscar ajuda especializada e contratar sistemas de segurança de dados eficientes são práticas que evitam o vazamento de dados e garantem a sobrevivência do negócio perante os desafios da atualidade.

A BluePex® atua há mais de 14 anos no mercado, fornecendo soluções completas para a área de gestão de segurança e infraestrutura de TI. O BluePex® Next-Generation Firewall é um exemplo de software de fácil integração, capaz de proteger os dados da sua empresa e potencializar o trabalho de sua equipe de Tecnologia da Informação.

Quer ficar sempre protegido?

Assine nossa newsletter