O valor do seu computador no Cibercrime

Você talvez já tenha ouvido algum conhecido justificar ausência de um antivírus ou qualquer investimento em segurança assim: “Ah, esse computador é só pra jogo!”. Ao final deste artigo você irá dispor de bons argumentos para sensibilizar aquele amigo de pensamento equivocado sobre cibercrime.

Em nossa postagem, abordaremos de forma sucinta algumas das formas comuns – mas muitas vezes negligenciadas – que cibercriminosos podem se beneficiar do seu PC.

Sem rodeios, conheça rapidamente algumas brechas pelas quais criminosos podem querer acessar seu sistema:

Hospedeiro ilícito

Os criminosos cibernéticos geralmente usam PCs invadidos como hospedeiros para uma variedade de esquemas de hospedagem de sites desonestos, incluindo:

  • Web sites de spam;
  • Web sites de phishing;
  • Sites de download de malware;
  • Servidores “Warez” ou hosts para software e filmes pirateados;
  • Servidores de pornografia

Host Zumbi (Zombie Grunt Work)

PCs infectados também são frequentemente transformados em zumbis projetados para realizar todo o tipo de tarefas monótonas e repetitivas para cibercriminosos, como:

  • Re-transmissores de spams;
  • Participar dos chamados ataques de negação de serviço.
  • Engajar-se em “click fraud”, que usa zumbis para fazer falsos cliques de mouse em redes de sites falsos que sugam dinheiro de anunciantes;
  • Servir como um proxy através do qual os bandidos direcionam seu tráfego na web;
  • Fornecer o poder computacional que os criminosos usam para ajudar a resolver os desafios do CAPTCHA que muitos serviços gratuitos de Webmail exigem que você resolva – projetados para diferenciar os humanos dos

Ataques por email / Webmail

Um PC infectado também tem um grande para spammers e invasores, além de simplesmente agir como um retransmissor de lixo eletrônico.

Credenciais de conta

Quaisquer credenciais armazenadas – particularmente nomes de usuário e senhas para serviços online. Registros de PayPal, Ebay, credenciais para serviços telefônicos de voz sobre IP ou baseados na Internet, como o Skype, também são um item importante em fóruns clandestinos de criminosos virtuais. Isso porque eles podem ser usados para mascarar a localização do interlocutor e ajudar em uma variedade de golpes.

Credenciais que as vítimas usam para administrar sites – mesmo páginas de sites de redes sociais podem ser de grande valor para os cibercriminosos. Uma série de ameaças automatizadas irá coletar credenciais que as vítimas usam para transferir arquivos para quaisquer sites pessoais ou profissionais que possam administrar.

Bens Virtuais

Bens virtuais, são aqueles que têm valor aparentemente intangível, estão entre os produtos mais procurados na cena geral de hackers. Famílias inteiras de malware existem para coletar chaves de licença para milhares de jogos de computador e roubar credenciais que ganham acesso a jogos on-line. Neles, o valor de um jogador é determinado em grande parte pela quantidade de bens virtuais acumulados por seu personagem. Existe um mercado maduro, multibilionário para essas contas, e os próprios bens, pelo menos alguns dos quais são roubados de PCs comprometidos.

Credenciais Financeiras

Quando os usuários casuais da Internet pensam no valor do seu PC para os cibercriminosos, eles geralmente pensam em números de cartões de crédito roubados e senhas bancárias online. Mas, como vimos, essas credenciais são apenas uma área potencial de interesse para os invasores.

O que queremos dizer é que quase todos os aspectos da vida on-line de um usuário possuem bens, potenciais interesses e riscos. Se tiver valor e puder ser revendido, você pode ter certeza de que há um serviço ou produto oferecido no submundo do crime cibernético para monetizá-lo. Ainda não se encontra uma exceção a essa regra. Sejamos prudentes e pró-ativos.

A nossa solução Bluepex® Endpoint Protection ajuda fornecendo auxílio na detecção de vírus. Ela também possui mecanismos de anti-malware. Confira algumas das suas características:

  • São 2 mecanismos trabalhando em conjunto para uma camada extra e mais rápida de proteção.
  • Conta uma interface simples e sofisticada de proteção.
  • Protege também sua navegação, protege arquivos além de fornecer bloqueio à comportamentos digitais suspeitos e na remoção de programas indesejados.
  • Bloqueia sites perigosos e os acessos fraudulentos que comentamos na presente coluna evitando phishing e download acidentais de malwares.
  • Nosso scanner verifica e testa tudo o que foi baixado além da prevenção de vulnerabilidades de dia zero. Adiciona segurança além das que o seu banco já possui através de nossas proteções extras antifraude.

Tudo isso utilizando baixos recursos de sua máquina garantindo a continuidade de ganho em eficiência.

A  BluePex® é especialista em Controle e Segurança da Informação. Oferecemos as melhores soluções para proteger sua empresa de ameaças virtuais. Entre em contato conosco e veja como nós podemos te ajudar!

Quer ficar sempre protegido?

Assine nossa newsletter