Fake News: Os riscos para a segurança da informação

Você provavelmente já recebeu fake news ou soube sobre o impacto de alguma delas. A disseminação delas está cada vez maior. É estimado que mais de 12 milhões de brasileiros compartilham notícias falsas. Dessa forma, elas são 70% mais compartilhadas que as notícias verdadeiras.

As fake news são criadas especialmente enganar os leitores, por isso se parecem com informações reais, mas sensacionalistas. Elas não só prejudicam as pessoas que leem, que acabam moldando sua opinião com informações erradas, mas também prejudicam as empresas.

Mas qual o risco das fake news para as empresas?

A maior parte dos sites que divulgam as fake news contêm armadilhas de phishing e são repletos de malwares. Com o intuito de espionar e roubar dados, eles podem estar em links, imagens, arquivos para downloads. Atualmente, as fake news também tomaram conta das mídias sociais, inclusive do Facebook e Whatsapp.

As fake news minam a segurança da informação. Qualquer funcionário pode clicar sem intenção em um link de uma fake news enviada por e-mail com o propósito de infectar toda a rede ou ter dados roubados.

Como manter a empresa protegida das fake news?

Primeiramente, é preciso ter um software de segurança que barre as ameaças. Um antispam e um firewall são fundamentais para blindar a empresa de ataques. Eles devem ser atualizados constantemente, afinal mais de 300.000 ameaças são criadas por dia.

Em segundo lugar, é importante estabelecer boas práticas e educar os colaboradores quanto a conduta segura. Verificar a procedência dos e-mails, desconfiar de notícias e ofertas sensacionalistas, e não acessar sites de procedência duvidosa conectado à rede, seja pelo desktop ou smartphone.

A BluePex conta com o Bluepex® Endpoint Protection, que possui proteção em 4 camadas em tempo real. Uma dessas camadas protege contra Ransomwares que sequestram os dados.

Outra solução é o BluePex® Advanced Mail Security onde é possível configurar sua conta de e-mail do seu jeito, ajustando o filtro Antispam conforme a sua necessidade. Além de tornar o seu e-mail corporativo mais protegido, a transparência de responsabilidade para os usuários exigirá menos da equipe de TI.

Quer saber mais sobre as soluções da BluePex®? Fale com um de nossos especialistas.

Quer ficar sempre protegido?

Assine nossa newsletter