Instabilidade na rede: 5 passos para evitar

instabilidade do sistema

Evite a queda na produtividade e a perda de tempo com as nossas dicas:

A instabilidade na rede ocasiona diversos problemas para a empresa. Além de diminuir a produtividade de todos, ela gera custos altos, já que os funcionários dobram o tempo em suas atividades.

Existem diversas maneiras de resolver este problema e listamos algumas dicas para te ajudar com isso:

Organize a arquitetura da rede

Estudos revelam que gestores de TI desconhecem pelo menos 40% dos dispositivos que estão em sua rede. Alguns dos motivos para isso são crescimento desordenado e falta de investimento.

Fazer um inventário com todas as máquinas pode parecer trabalhoso, mas é importante para tornar o sistema estável.

Atualize o sistema operacional

Como os fabricantes têm um prazo apertado para lançar suas soluções, eles acabam diminuindo as funcionalidades do produto lançado. As atualizações chegam para suprir as necessidades que não foram sanadas no lançamento.

Ao fazer essa ação, você garante que ele esteja funcionando plenamente, sem problemas que possam prejudicar a eficiência do sistema.

Verifique a estabilidade da conexão

Um problema bastante comum em todos os tipos de empresa é a falta de estabilidade da internet. Muitas vezes o problema da conexão não está no provedor em si, mas internamente. Tecnologias mal configuradas podem fazer com que a conexão se desestabilize.

Caso exista instabilidade por conta de configuração, uma análise pode apontar tanto o problema como sua resolução.

Crie processos de gerenciamento

Imponha um processo de gerenciamento rigoroso e bem definido para que falhas não ocorram por causa de modificações. Neste processo devem estar as configurações de hardware, rede, instalações de patch e de softwares.

Monitore a rede

Para evitar a instabilidade, é necessário descobrir quando e porque ela ocorre. Assim monitorar a rede vai ajudar a descobrir e isolar o problema, concentrando todos seus esforços para solucionar o problema.

Com o BluePex®  Firewall UTM você consegue criar o inventário de toda a estrutura de rede, de modo automático, simples e organizado. Com as informações em suas mãos, você poderá prever diversos tipos de problemas técnicos, além de aumentar a produtividade e reduzir cursos.

Entre em contato conosco e veja como nós podemos te ajudar!

 


Leia também: Governança de TI: O que é e qual sua importância.

Quer ficar sempre protegido?

Assine nossa newsletter