Internet das Coisas: Facilitando o trabalho do TI

Internet das Coisas

A IoT traz segurança, economia e praticidade para o trabalho do TI, confira alguns dos benefícios.


O termo Internet das Coisas, ou no original Internet of Things (IoT) apareceu a mais de 20 anos, quando o conceito de objetos físicos conectados entre si e à internet ainda parecia utopia.

Hoje contamos com relógios que contam passos, monitores cardíacos, até casas tecnológicas que podem ser comandadas por smartphones.

O que é Internet das Coisas?

Resumindo, é a conexão dos objetos do “mundo físico” com o virtual. Essa ligação de duas vias serve para tornar nossa vida muito mais simples.

Um dos ambientes que mais está passando por mudanças por conta de toda a inovação é o trabalho. E nesse caso podemos dizer que as fronteiras físicas e digitais estão quase sendo rompidas.

E vamos listar abaixo alguns dos benefícios que a Internet das coisas pode trazer:

Um ambiente com mais economia, segurança e praticidade

Salas de servidores e data center são cheios de computadores e equipamentos projetados para funcionar dentro de uma faixa de temperatura pré-definida. Sem a Internet da Coisas seria quase impossível descobrir qualquer falha nesse sistema estando fora da empresa.

Já existem softwares que monitoram temperatura, umidade e queda de energia e enviam as informações remotamente para os responsáveis, como é o caso do BluePex® Datacenter Watch. Ele permite controlar à distância os dispositivos conectados através de tablets e celulares, e outros dispositivos móveis.

Big Data

Com tantos objetos conectados entre si e à internet, temos acessos a novos dados a cada dia e Big Data já está se tornando a expressão do momento. A análise desses dados proporciona diversos insights valiosos para todos os tipos de empresas.

Aumenta a produtividade e eficiência da equipe

Uma das grandes vantagens da Internet das Coisas é ter a visibilidade e controle de sua empresa em qualquer lugar do mundo, por mais longe que seja em diversos dispositivos.

Se os dados estiverem em uma nuvem, é possível trabalhar remotamente, tornando a jornada de trabalho mais flexível.  Podemos controlar inventários, estoque, monitorar processos e resolver problemas diversos.  Com a automação de processos, é possível economizar 61% nos custos operacionais da rede.

Mas nem tudo são flores! Como falamos em outro artigo, a taxa de risco de sequestro de dados atingiu 22% ao ano. Por isso, é imprescindível que haja um sistema de segurança de alta qualidade e confiabilidade para proteger todos os dados de sua empresa.

A  BluePex® é especialista em Controle e Segurança da Informação. Há 20 anos no mercado, oferecemos as melhores soluções para proteger pequenas e médias empresas de ameaças virtuais. Entre em contato conosco e veja como nós podemos te ajudar!


Quer ficar sempre protegido?

Assine nossa newsletter