Inventário de TI: porque ele é essencial para as empresas

É possível reduzir até 30% dos custos com softwares com o inventário de TI

 

A tecnologia exerce um papel fundamental para qualquer empresa contemporânea. Diversos softwares e hardwares são necessários para o funcionamento dos setores, tornando tudo mais seguro, rápido e preciso. No entanto, para que isso aconteça, o inventário de TI deve ser devidamente executado.

Segundo o Gartner, a adequada gestão desses ativos é capaz de reduzir 30% dos custos já nos primeiros doze meses e 5% a 10% nos anos subsequentes. Com isso, as empresas conseguem economizar tempo e dinheiro e ainda ampliam sua produtividade e rentabilidade.

O processo traz mais visibilidade sobre os ativos de TI e ajuda os gestores a identificarem em quais setores eles estão e por quem são utilizados. Dessa forma, fica mais fácil mantê-los atualizados e prontos para serem usados pelos funcionários e colaboradores.

Por outro lado, o desconhecimento da infraestrutura elava os gastos e afeta o funcionamento de diversos setores. Isso porque a organização deixa de fazer as atualizações necessárias, não planeja a aquisição de novos sistemas, reduz a vida útil de seus hardwares e softwares e, ainda, abre espaço para que hackers e criminosos virtuais explorem vulnerabilidades de segurança.

Assim sendo, o inventário de TI é uma prática imprescindível para qualquer empresa, pois ajuda a detectar falhas de arquitetura, perda de performance e desperdício de recursos. Ao implementar essa estratégia, consegue-se montar um planejamento eficaz para o setor, que prevê tendências e permite uma atuação pautada na qualidade e segurança de dados.

Automatização de inventário é a melhor solução

Em um cenário de concorrência e de dependência de dados, as empresas devem investir no aprimoramento e eficiência de seus ativos de TI, pois melhora os resultados de toda a organização e lhe dá condições de crescer de forma segura e planejada.

Apesar disso, algumas questões, como as especificidades do mercado atual, a constante entrada e saída de funcionários, a diversidade de plataformas e a flexibilidade no modo de trabalho, tornam a produção de inventários manuais uma tarefa extremamente complexa e ineficiente, até mesmo em negócios de pequeno e médio porte.

Esses fatores dificultam a correta e precisa visualização daquilo que a organização realmente tem, o que pode desencadear prejuízos e perda de produtividade. Portanto, o mapeamento automático é a melhor solução.

A BluePex® é uma empresa pioneira no mercado de soluções de controle em Tecnologia da Informação e conhece bem as necessidades das empresas brasileiras. O BluePex® Cloud Suite é uma de suas soluções mais eficientes, capaz de simplificar o inventário do ambiente de TI, realizando uma gestão unificada de tudo o que pode tornar o setor mais produtivo, seguro e econômico — com uma visão em tempo real dos softwares que o negócio tem.

Quer ficar sempre protegido?

Assine nossa newsletter