VPN: O que é e como criar?

Muitos usuários desconhecem o VPN, seus benefícios para a empresa e como criá-la corretamente. Por isso, vamos elucidar esse assunto neste artigo.

O que é VPN?

VPN significa Virtual Private Network, ou seja, Rede Privada Virtual, é uma ferramenta utilizada para conexão de empresas e pessoas.  

Quando um usuário acessa um endereço na internet, dados são compartilhados.  Assim, ao criar uma VPN, é possível o acesso à rede interna de uma empresa de qualquer lugar com segurança e sigilo.

Para as empresas, é uma ótima solução para manter todos conectados à rede, mesmo em caso de home office ou viagem. O que garante a segurança da VPN é a criptografia, que codifica os dados no tráfego. Como resultado, são impedidos ataques do tipo “man-in-the-middle” (“homem no meio”), onde hackers monitoram e roubam senhas e informações bancárias.

Mas seu uso não é apenas corporativo. Ela pode ser utilizada para acessar camuflar o IP para burlar bloqueios, e até acessar conteúdos internacionais.

Como criar uma VPN?

É possível criar uma VPN em qualquer lugar, precisando apenas de acesso à internet. Veja o passo a passo para criar sua rede:

  1. Acesse o menu iniciar e procure pelo painel de controle
  2. Clique em central de rede e compartilhamento
  3. Configure uma nova conexão rede, conecte a um local de trabalho e clique em avançar
  4. No Windows 7 clique em criar uma nova conexão e avance
  5. Clique em Usar minha conexão com a internet e insira os dados da empresa
  6. Marque “lembrar credenciais” e clique em criar

Para se conectar, basta entrar em Central de Rede e Compartilhamento, clicar em Alterar as configurações do adaptador e encontrar a VPN.

Mas fique atento, esse tipo de rede não é segura. Existe a possibilidade de criar uma VPN com antivírus e assim garantir segurança. Para isso é preciso ter um firewall que consiga assegurar a criptografia e o sigilo, usando firewall.

Aliás, a maioria das VPNs são perigosas. Muitas são criadas por desconhecidos, além de serem usadas com o intuito de fraude, para sequestrar dados. Por isso, é importante apenas acessar as que são conhecidas com programas seguros.

O BluePex® Firewall UTM oferece proteção de segurança em tempo real, evitando ataques e bloqueia sites perigosos. Além disso, ele garante a atividade e velocidade de todas as conexões através de compactação, criptografia dos pacotes e protocolos.

Quer saber mais sobre as soluções da BluePex® ? Fale com um de nossos especialistas.

Quer ficar sempre protegido?

Assine nossa newsletter