Governança de TI: O que é e qual sua importância

Um conceito que ainda não é muito claro nem para os profissionais de TI é a governança de TI.  Por esse motivo, vamos esclarecer neste artigo esse conceito e a sua importância para as empresas.

Governança de TI: o que é?

A governança de TI garante que os processos estejam de acordo com a estratégia da empresa. São criadas políticas e diretrizes que tem como objetivo aprimorar o desempenho da corporação, melhorando a produtividade dos funcionários e dos ativos.

As diretrizes da governança de TI devem estar alinhadas às diretrizes comerciais e administrativas da empresa. Assim, todas as áreas da companhia caminharão alinhadas em direção ao mesmo objetivo.

Qual a importância da governança de TI?

A governança de TI é responsável por criar processos e leis, e também fiscalizar o seu funcionamento. Dessa forma, riscos são minimizados e a segurança é garantida.

Além disso, ela é responsável por otimizar os recursos e assegurar a proteção dos dados. Como ela também é responsável por gerar dados, a governança de TI auxilia na hora das tomadas de decisão.

Ela é fundamental para que a empresa se impulsione em direção ao sucesso, já que uma governança de TI bem alinhada às estratégias é um grande diferencial. Isso demonstra para o mercado solidez, segurança e eficiência.

Quem é responsável pela governança de TI?

Muitas pessoas podem responder a essa pergunta dizendo que o CIO (Chief Information Officer) ou o gerente de TI são os responsáveis por ela. E essa afirmação não está errada. Mas como a governança de TI envolve toda a empresa, é preciso dizer que todos os funcionários são responsáveis por fazer com que ela funcione da maneira correta.

Por isso, é importante que todas as regras, diretrizes e normas da governança sejam conhecidas por toda a companhia e sejam transmitidas de forma clara e concisa.

Para que a governança de TI seja executada com excelência, a utilização de softwares de gestão de segurança da informação é indicada. Eles auxiliam na organização dos ativos, na segurança de dados e da rede, além de fornecer suporte na detecção de riscos e invasões.

Além disso, é fundamental que o gestor saiba o que existe na rede, deixar os processos organizados e automatizados. As informações devem estar em um local protegido e em fácil acesso. Dessa forma, busque um suíte completo que mostre ao profissional de TI a condição atual em tempo real da segurança de sua infraestrutura.

A BluePex® conta com soluções automatizadas e completas para empresas. Conheça agora, fale com um de nossos especialistas.

Quer ficar sempre protegido?

Assine nossa newsletter