O que é VLAN?

Apesar de ser amplamente usada atualmente, ainda há muitas dúvidas sobre o que é VLAN e seus benefícios. Por esta razão, resolvemos criar este artigo para esclarecer tudo sobre ela.

Vlan – O que é?

A VLAN é uma rede lógica onde são agrupadas máquinas de acordo com critérios, como por exemplo, departamentos. Usando desta tecnologia, é possível agrupar de forma lógica portas switch e grupos de usuários independente de sua localização física.

De forma resumida, é quando você cria uma separação entre partes de uma rede, onde cada parte não se comunica diretamente. Dessa forma, o administrador informa ao switch quais são os ativos que se comunicam e os que não podem se comunicar.  Ou seja, temos apenas um switch real, mas é possível ter diversas segmentações de redes virtuais.  

Também é possível configurar diversas VLANS num mesmo switch para criar domínios de broadcast, sem que o tráfego da Vlan seja encaminhado para outra. Para isso, é necessário que exista um encaminhamento por router ou outro ativo de mesma função. 

Mas, se olharmos do ponto de vista de segurança de dados, o ideal seria incluir um firewall, já que não adianta criar Vlans para isolar redes e depois interliga-las por um roteador sem controle. O firewall impedirá que ameaças passem pela sua rede. 

Quais os benefícios da VLAN?

Ela tem diversos benefícios. Hoje em dia, a implantação é em razão da segurança e depois a organização. 

Com relação à organização, a VLAN é capaz de separar pessoas que tenham um tráfego maior, para que este não afete o restante da empresa. Ou separar Vlans por departamento que trabalhem e locais diferentes dentro da mesma instituição.

Outro benefício é a segurança, já que com a utilização das Vlans é possível que só funcionários específicos tenham acesso a certas informações. Isso é muito eficiente para empresas que tem um grande número de funcionários ou que utilizam dados sigilosos. 

Ela auxilia também na redução de custos e gerenciamento. Com a VLAN muitas das ações podem ser feitas remotamente. 

Porém, é preciso se atentar a segurança, como já falamos acima. Para que a Vlan seja segura, é necessário um firewall para proteger toda a rede. 

A BluePex conta com o BluePex® Firewall UTM e NGFW, que garante a segurança de toda a rede de forma eficaz e automática, mapeando as vulnerabilidades e bloqueando comportamentos de risco.
Quer saber mais sobre as soluções da BluePex®? Fale com um de nossos especialistas.

Quer ficar sempre protegido?

Assine nossa newsletter