O seu firewall consegue medir o nível de segurança da rede?

As informações de uma empresa são seus bens mais valiosos. A perda ou sequestro de dados pode impactar negativamente. 

No Brasil, pelo menos 60% das pequenas e médias empresas sofreram ataques em 2017 e 20% em 2018, dessas empresas acabaram falindo em pouco tempo. Por isso, é importante investir em um firewall que meça o nível de segurança da rede. Infelizmente, são poucas as empresas que contam com um firewall para protege-los de ataques, por essa razão o número alarmante de ataques no Brasil.

     Neste artigo vamos explicar como o firewall funciona e porque ele é fundamental para a segurança de dados de uma empresa.

O que é o Firewall?

O firewall serve para bloquear a entrada de estranhos na rede. Isso sem impedir a entrada de quem não apresenta nenhum risco. 

Outra aplicação do firewall é liberar tráfego, bloqueando tudo que não for relevante para aquela rede. Um exemplo disso é quando as redes sociais são bloqueadas nas empresas.

Assim, ele intermedeia os acessos, as informações de entrada e saída e bloqueia tudo que não passa pelos seus critérios.  Além disso, ele serve para ligar filiais e controlar acesso de funcionários na rede. 

Então só preciso de um firewall para garantir a segurança da minha empresa?

Esses bloqueios são feitos por meio de regras criadas pela área de TI. Ou seja, o firewall é tão bom quanto as regras que foram aplicadas nele. Muitos profissionais de TI não têm ideia do nível de segurança do seu firewall. Ou seja, não sabe quais são as vulnerabilidades da rede. Eles também se esquecem de atualizar as regras, o que cria ainda mais fragilidades. Isso porque são criados novos malwares todos os dias. 

Por essa razão, é fundamental ter uma solução completa de firewall. O BluePex® Next-Generation Firewall conta com um painel de controle customizado para você conseguir mapear os níveis de risco de forma inteligente. 

Por conta do seu novo formato de firewall por aplicação, ele não só identifica comportamentos padrões, mas também na área de dados dos pacotes. Dessa forma, ele consegue determinar que tipo de aplicação estava associada, permitindo a visibilidade, mas também a operação de controles de acesso. Outra feature muito importante do BluePex Next-Generation é o balanceamento inteligente de links de internet e priorização de banda de internet, o que deixa a internet sempre rápida e disponível.

Quer saber mais sobre as soluções da BluePex®? Fale com um de nossos especialistas

Quer ficar sempre protegido?

Assine nossa newsletter