Os 3 principais vírus da atualidade e como se proteger

Segundo pesquisas, 220.000 vírus são criados por dia. Só de malwares, são 27.000 novos todos os dias. Cada um deles tem uma finalidade e atacam de formas diferentes os computadores e redes. O que todos têm em comum são o objetivo de prejudicar os usuários e as empresas.

Listamos neste artigo os 3 principais tipos de vírus que existem e uma forma de se proteger deles.

Keylogger

São softwares de computador do tipo spyware que monitoram, armazenam e enviam tudo que é digitado para o hacker, principalmente senhas, dados pessoas e bancários. Ataques de phishing utilizando os keyloggers.

Apesar de serem utilizados em ciberataques, eles também podem ser usados de forma legal. Pais utilizam os keyloggers para monitorar com quem os filhos conversam. Eles também são utilizados para criar uma cópia de textos longos, como dissertações.

Adware

Sabe aqueles banners indesejáveis em forma de pop-ups ou barra de ferramentas que aparecem do nada no navegador? Esses são os Adwares. São usados no Phishing para “pescar” usuários que clicam nas propagandas clonadas de marcas reais. Assim, eles coletam dados para usar em crimes virtuais.

Normalmente os adwares são incluídos em softwares gratuitos, mas também podem ser instalados no navegador ou sistema operacional por conta de um furo de segurança.

Um sinal de infecção é quando aparecem propagandas que não apareciam antes, quando você está offline ou quando sua página inicial do seu navegador é alterada sem seu consentimento.

Backdoor

Esse tipo de vírus é escondido pelos hackers em arquivos baixados de páginas ou e-mail. Quando ele é executado, ele abre uma porta e o criminoso pode controlar o computador infectado.

Ele também é um método – e uma forma legítima – de entrada em sistemas usado por fabricantes para corrigir bugs em softwares e dispositivos.

Como se proteger?

Primeiramente, é importante conscientizar todos da importância de ter um comportamento seguro ao utilizar os ativos da empresa. Ter cuidado com links desconhecidos, trocar senhas periodicamente são cuidados fundamentais para que não aconteçam invasões.

Além disso, é fundamental ter um sistema de segurança completo e atualizado, que não só proteja contra invasões como também monitore todos os ativos e o tráfego dos usuários. E o backup na nuvem é indicado.

A BluePex® tem com soluções automatizadas e completas para empresas. O Bluepex® Endpoint Protection que conta com proteção de 4 camadas em tempo real. Na 1ª camada ele protege a navegação, evitando phishing. A 2ª é responsável por escanear todos os arquivos baixados. A 3ª é de bloqueio de comportamento e verificação em nuvem e a 4ª é contra os ransomwares.

Conheça agora as nossas soluções, fale com um de nossos especialistas.

Quer ficar sempre protegido?

Assine nossa newsletter