Segurança da Informação vs Comportamento Humano

segurança da informação

O roubo de identidade para sequestro de dados é uma das modalidades do cibercrime que mais tem tido sucesso nos últimos anos. Para esse tipo de crime, os hackers utilizam ransomwares (sequestro de dados) e o famoso phishing. Eles estão sempre em busca de novas armadilhas para conseguir os dados dos usuários.

Para isso, eles estudam o comportamento do usuário em busca de padrões e assim conseguir atingir o objetivo. Ou seja, o fator humano é ainda um dos calcanhares de Aquiles da segurança da informação.

E por essa razão as empresas de segurança da informação estão investindo em inteligência artificial e machine learning, para conseguir bloquear esses ataques. Um exemplo disso é o firewall, que usa da AI para realizar o bloqueio de comportamento, bloqueio por aplicação, criptografia, sandbox e outros.

Foco no comportamento do usuário

No mundo todo, a maior tendência de segurança da informação é o Behavior Analytics, ou seja, análise de comportamento. Muitas vezes o usuário não entende o risco que corre e quando descobre, já é tarde.

As soluções atuais de segurança da informação não conseguem ser tão assertivos nesse sentido. Elas foram criadas para lidar automaticamente com ameaças mais comuns, além de filtragem de tráfego, cobertura de vulnerabilidades e proteção contra ataques direcionados.

Usando o firewall com gerenciamento centralizado em nuvem, é possível identificar ações e anomalias que podem abrir portas para que os criminosos consigam entrar na rede da empresa e acessar dados sigilosos. Ao definir quais são os comportamentos de risco, a máquina pode prever e bloquear essas ações.

Assim, cria-se uma lista automática de comportamentos que devem ser inibidos e a máquina consegue sozinha proteger toda a rede. Além disso, pode-se criar condutas e regras de segurança mais eficientes. Dessa forma, garante-se que os funcionários não tenham comportamentos imprudentes.

A solução da BluePex® Next-Generation Firewall conta com machine learning para defender de forma eficiente a sua empresa contra ameaças cibernéticas de todos os tipos. Ela também consegue prever falhas do sistema, e assim aumentar a produtividade.

Quer saber mais sobre as soluções da BluePex® ? Fale com um de nossos especialistas.

Quer ficar sempre protegido?

Assine nossa newsletter