Segurança da Informação: 6 dicas para proteger sua empresa

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Veja dicas de Segurança da Informação para proteger sua empresa do sequestro de dados.

A Segurança da Informação deve ser um assunto de extrema prioridade para a gestão de qualquer empresa. Contudo, nem todos os líderes compreende a importância de investir em medidas para se proteger do risco de sequestro de dados.

Entenda porque garantir a Segurança da Informação deve ser uma preocupação de primeiro plano – e veja como proteger a sua empresa do roubo de dados sigilosos.

O QUE É SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO?

Toda empresa trabalha com dados confidenciais e importantes. O maior desafio e objetivo da gestão deve ser preservar a segurança da informação. Por isso, alguns movimentos devem ser realizados para proteger a organização das ameaças e sequestro de dados.

Para garantir uma proteção eficiente, a segurança da informação se fundamenta em 3 pilares. Confira a seguir!

  • Integridade: ou seja, é necessário pedir autorização para editar ou deletar dados.
  • Confidencialidade: o acesso também só pode ser realizado por usuários ou entidades autorizadas.
  • Disponibilidade: somente o sigilo não é suficiente. É necessário que os dados estejam disponíveis para acesso sempre que necessário.

A Segurança da Informação é tão importante quanto realizar a prospecção de novos clientes ou converter vendas. Afinal, estamos falando de dados cruciais para garantir que os processos funcionem de maneira efetiva! Se informações confidenciais caem nas mãos erradas, o prejuízo pode ser bem grande – para o indivíduo e para a empresa.

6 DICAS PARA PROTEGER SUA EMPRESA DO SEQUESTRO DE DADOS

Pesquisas apontam que a taxa de risco de sequestro de dados em pequenas e médias empresas atingiu a marca de 22% ao ano. Outro estudo revelou que 93% das empresas que sofreram perda significativas de dados faliram em até 3 anos. São números assustadores! Por isso, é fundamental proteger sua organização e sua equipe do vazamento de informações sigilosas.

Veja dicas de Segurança da Informação e fique blindado contra o sequestro de dados!

  1. TROQUE AS SENHAS PERIODICAMENTE

Não escolha senhas fáceis ou que tenham relação com a sua vida pessoal – como, por exemplo, a data de aniversário da sua filha. Misture letras minúsculas, maiúsculas, símbolos e números de maneira aleatória. De preferência, crie senhas longas – você pode até utilizar o auxílio de um software para gerar combinações únicas!

Mas não pense que isso é suficiente para garantir a Segurança da Informação! Outro ponto importante é não usar a mesma senha para mais de um serviço. Inclusive, o mais recomendado é mudar o código – pelo menos – a cada 3 meses.

Veja também: Conheça os métodos usados para quebrar senha e saiba como se proteger!

  1. DESCONFIE DE MENSAGENS NÃO SOLICITADAS

Muitas vezes recebemos e-mails de remetentes desconhecidos. Isso é natural. Muitas empresas se comunicam com uma base de dados por meio de Newsletters, por exemplo. Mesmo assim, é importante prestar atenção no conteúdo das mensagens.

Não preencha formulários de cadastro ou faça download de materiais de fontes duvidosas. Muitos casos de sequestro de dados e roubo de informações acontecem desta forma! Se tiver dúvidas em relação a autenticidade do e-mail, entre em contato com o remetente pelo telefone.

  1. CUIDADO COM REDES DE INTERNET PÚBLICAS

Quando um profissional utiliza o notebook da empresa em uma rede de Wi-Fi livre, ele coloca em risco a Segurança da Informação de arquivos importantes. Por isso, evite esta situação. Se for necessário utilizar a rede pública, não acesse conteúdos confidenciais ou use serviços que necessitem de senha para acesso. Afinal, você pode ser vítima do sequestro de dados sem perceber.

  1. PROTEJA SEU COMPUTADOR, ARQUIVOS, HDs – TUDO!

O usuário do seu computador tem uma senha difícil? Se não, faça isso agora! Uma boa estratégia é usar 4 palavras aleatórias, mas que sejam fáceis de se lembrar. O importante para garantir a Segurança da Informação é que todos os arquivos estejam criptografados e protegidos!

Planilhas, documentos importantes, HDs, pen drives – tudo deve solicitar senha de acesso. Pensando em praticidade e otimização, a melhor solução para este problema é investir em um sistema de BackUp Cloud que se preocupa com a Segurança da Informação. Procure sistemas referência no segmento e proteja a sua empresa de fraudes eletrônicas!

  1. INVISTA EM UM PROGRAMA DE FIREWALL EFICIENTE

Com o Firewall Proxy cria-se uma barreira que interrompe as ameaças virtuais e ajuda a manter os dados da sua empresa seguros. Inclusive, esta é a solução de Segurança da Informação mais procurada para proteger as organizações.

Além disso, o acesso à internet deve ser realizado por meio de uma VPN. Esta rede privada é fundamental para manter o trânsito de informações seguro. Afinal, toda a comunicação é criptografada – dificultando bastante o trabalho dos cibercriminosos.

  1. NÃO USE PROVEDORES DE E-MAIL GRATUITOS

Esta dica é importantíssima! Se você prioriza a Segurança da Informação na sua troca de e-mails, não pode utilizar serviços mantidos com publicidade – como o Outlook ou Gmail. Ao usar estes servidores, você “permite” que analisem suas mensagens para segmentar anúncios. Além disso, não existe nenhuma garantia de que alguém não esteja observando o conteúdo do lado de lá.

Por isso, o ideal é ter um servidor próprio. Outra alternativa interessante é contratar uma solução com foco em criptografia e segurança.

Seguindo estas dicas, você garante a proteção da sua empresa contra o risco do sequestro de dados!

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