Softwares espiões: por que eles podem colocar os seus dados em risco

No Brasil, o uso de softwares espiões cresceu 228% no ano de 2019

 

Dados de uma fabricante Russa de softwares apontam que 37.532 usuários em todo o mundo foram vítimas de, ao menos, uma tentativa de instalação de stalkerware em seu dispositivo – um aumento de 35% dessas ocorrências.

Ao avaliar a situação brasileira, os números são ainda mais alarmantes. Ao todo, 4.041 usuários se tornaram alvo de softwares espiões, o que configura um crescimento de 228% em relação a 2018.

A oferta de aplicativos legais de espionagem, conhecidos como stalkerware ou spouseware, está cada vez maior. Esses sistemas podem ser instalados em dispositivos de funcionários e familiares por um valor relativamente baixo, mas geram riscos que precisam ser avaliados com cautela.

Depois de instalados, eles permanecem ocultos e repassam informações sobre localização do dispositivo, histórico de navegação, mensagens, vídeos, áudios e conversas em redes sociais. No entanto, mesmo invadindo a privacidade das vítimas, os desenvolvedores usam brechas na legislação e conseguem mantê-los disponíveis para compra.

Os softwares espiões têm um grande potencial de gerar riscos aos dados das vítimas, principalmente no caso de empresas e entidades governamentais. Isso porque, ao serem instalados, dão acesso a informações confidenciais que podem ser usadas contra o negócio.

Como proteger seus dados

Diante do alarmante crescimento do uso de sistemas espiões, os investimentos em proteção de dados são essenciais para a sobrevivência empresarial e devem ser priorizados.

Além de promover treinamentos e campanhas de conscientização sobre os riscos que a instalação desses softwares pode causar, a empresa deve implementar uma proteção profissional em seus dispositivos e executar varreduras constantes.

Ações preventivas são, de fato, relevantes para o enfrentamento do problema. No entanto, nem sempre são suficientes para garantir a proteção dos dados e informações estratégicas do negócio.

A BluePex® é uma das principais empresas de segurança, controle e gestão de TI do país e desenvolve soluções para negócios que valorizam esse cuidado. Com o BluePex® Endpoint Control e Protection, por exemplo, os gestores conseguem manter seus dispositivos protegidos da ação de hackers e do vazamento de dados.

Quer ficar sempre protegido?

Assine nossa newsletter