Spam na Caixa de E-mail – Como se defender!

spam-no-email-saiba-como-se-defender

Veja quais ações tomar para ter o seu e-mail livre e protegido de Spam.

A Internet se posiciona como uma ferramenta essencial na atualidade. Tanto é verdade que, segundo Conselho da ONU, a restrição ao acesso fere os Direitos Humanos. Naturalmente, o ambiente online se tornou um importante veículo de comunicação – tanto para indivíduos, mas principalmente para empresas. Mas, assim como em outras áreas, há práticas boas e ruins. O Spam se encaixa na segunda categoria. Neste texto você irá descobrir como manter a sua caixa de e-mail protegida de mensagens indesejadas!

AFINAL, O QUE É SPAM? 

A palavra, na verdade, é derivada de uma expressão em inglês – Sending and Posting Advertisement in Mass. Em tradução livre, Enviar e Postar Publicidade em Massa. Outros, defendem que é um acrônimo de Stupid Pointless Annoying Messages. Ou seja, Mensagem Ridícula, Sem Propósito e Irritante.

Já deu para entender que ele é considerado o lixo das mensagens de e-mail, certo? Pois é.

Mas o assunto é um pouco mais complexo do que isso. Na verdade, o termo não se aplica exclusivamente ao formato de e-mail. Também não é sempre que tem caráter comercial.

O que pode ser considerado Spam, então?

De maneira geral, o Spam tem caráter apelativo, inconveniente e incomoda os destinatários. Atualmente, é visto como um dos principais problemas de comunicação online.

Veja as características principais:

  • Não ser solicitada pelo destinatário
  • Envio para um grande número de pessoas

POR QUE O ELE PODE SER PERIGOSO? 

A maioria das pessoas entende que o Spam não oferece perigo algum. Em um primeiro momento, ele aparenta ser apenas um incômodo para os usuários da Internet. Mas a verdade é que estas mensagens não-solicitadas podem impactar muito mais do que a produtividade dos funcionários de uma empresa – por exemplo.

O Spam pode comprometer a performance de sistemas e redes inteiras. Atualmente, a prática está ligada a uma técnica de ciberataque e ameaça virtual. Por meio dele, o usuário pode ser uma vítima de sequestro de dados ou ataque de vírus.

Como acontece o ataque à Segurança da Informação por meio do Spam?

Os computadores ou dispositivos infectados com códigos maliciosos ou malwares são conhecidos como Spam Zombies. Uma vez instalados bots, worms, vírus ou cavalos de tróia, permitem que hackers mal-intencionados utilizem o e-mail do usuário final para envio de Spam. E o pior: sem o conhecimento da pessoa!

Esta estratégia acaba protegendo o cibercriminoso. Afinal, ele se utiliza de computadores ou smartphones de terceiros para executar suas atividades. Com isso, torna-se mais difícil identificar a origem dos autores da prática e do próprio Spam.

Por conta do aumento da popularidade, o assunto é tratado em diversos fóruns. Afinal, é preciso saber como combater o Spam! Descubra como você pode se defender de e-mails indesejados e ameaças virtuais a seguir.

COMO VOCÊ PODE EVITAR ESTA PRAGA?

O melhor mecanismo de defesa é investir em um software de proteção adequado – como o BluePex® Advanced Mail Security.

Confira algumas vantagens desta solução:

  • Gestão descentralizada: poupe a equipe de TI dando autonomia para que cada funcionário controle seu próprio filtro de proteção AntiSpam do e-mail – conforme suas necessidades pessoais.
  • Filtro de proteção eficiente: controle a entrada e saída de mensagens da caixa de e-mail. Assim, você garante que as máquinas da empresa não sejam potenciais multiplicadoras de Spam, vírus ou phishing.
  • Interface intuitiva: acesse um dashboard simples de ser utilizado. Defina as listas brancas, negras e identifique os e-mails barrados.
  • Segurança da Informação: previna o vazamento de dados por usuários mal-intencionados com uma auditoria completa de e-mail.
  • Adequação ao Marco Civil da Internet: adapte sua empresa com a Lei Nº12.965 – armazenando os logs de uso da Internet pelo prazo mínimo exigido.
  • Otimização do trabalho com cadastro de palavras-chave: estabeleça uma lista de palavras que necessitam de acompanhamento crítico. Se um funcionário receber algum e-mail com estas palavras, ele receberá um alerta.

Investir em uma solução de AntiSpam torna a caixa de mensagens mais limpa e segura – protegendo você e a sua equipe do roubo de informações e outras ameaças virtuais!

A BluePex S/A ® está há 20 anos no mercado e é especialista no Controle e Segurança de Informação. Se defenda do ataque de Spam com o Security Mail – confira nossas condições especiais!

Leia também: Não corra riscos! Aprenda a proteger as suas senhas.

Quer ficar sempre protegido?

Assine nossa newsletter