Como o VPN da BluePex pode ajudar a manter a segurança e produtividade no home office

Com o cenário de pandemia de COVID-19 instalado em todo o mundo, as empresas precisarão buscar alternativas para continuar exercendo as suas atividades, de maneira que impacte minimamente sua produção e, ao mesmo tempo, proteja seus colaboradores.

Por outro lado, muitas instituições se quer estavam preparadas para adequar a sua jornada de trabalhado ao home office, criando uma nova preocupação para os setores de TI, que precisam garantir que haja um arsenal completo de soluções para proporcionar segurança e produtividade no home office.

Algumas tecnologias, como a VPN, já faziam parte do dia a dia das empresas. Entretanto, muitas delas não englobam todos os pontos necessários para que tudo funcione bem neste momento. Acompanhe e saiba por que a VPN da BluePex pode ser uma boa escolha em relação à segurança, controle, disponibilidade e compliance!

Como acessar recursos da empresa:

Ter todo o acesso aos recursos da empresa como se estivesse alocado é essencial para os colaboradores que trabalham home office em momentos como esse. O Firewall UTM é um produto, que além da proteção da sua empresa e controle do que todos acessam, que permite o acesso aos recursos da empresa por meio da VPN.

VPN além de permitir que uma pessoa, através do seu dispositivo (seja smartphone ou notebook), pode também conectar as mais diversas unidades da empresa ou até sistemas em nuvem.

Veja abaixo os pontos que consideramos importantes para ter sucesso nesta operação.

1)     Como disponibilizar acesso remoto para toda empresa de maneira rápida e fácil?

Um grande desafio para os gestores de TI é conseguir disponibilizar tecnologias até então complexas, para usuários leigos na área de TI de maneira rápida e fácil. Empresas com dezenas, centenas ou até milhares de usuários dependem de poucas pessoas de TI para ajudarem nessa operação. Tudo precisa acontecer em pouco tempo.

Para ter sucesso nesta operação e toda a empresa possa trabalhar em home-office de maneira rápida, é vital que a instalação (sistema ou aplicativo) e configuração da VPN (IP, porta, certificado, etc) seja fácil e quase que “plug and play”, reduzindo assim o tempo em que cada pessoa demanda da equipe de TI.

2)     Como controlar horários e produtividade?

Necessário que a empresa escolhida tenha opção que permita definir quais horários cada colaborador pode usar o recurso de VPN da empresa. Controlar os horários de funcionamento de VPN é uma maneira de manter a segurança e produtividade no home office, evitando invasões, perda de dados e até mesmo processos jurídicos por parte do colaborador futuramente, uma vez que muitos podem alegar carga extra de trabalho;

3)     Cuidado com o aumento dos custos

Grande parte dos fornecedores de VPN do mercado adotam um sistema com uma limitação ou cobrança extra por acessos na licença. Com o Firewall UTM da BluePex esses acessos são ilimitados;

4)     Relatório de produtividade

Ter relatório fácil e rápido de cada conexão de cada usuário, sendo ele por site ou aplicativo de celular é algo altamente desejável por todo gestor de pessoas. Tenha um sistema que permita verificar o tempo de conexão, número de bytes trafegados e horário de início e fim de conexão. Assim, pode ser monitorado o tempo e volume de trabalho dos colaboradores;

5)     Acompanhe a produtividade em tempo real

Receba alertas por e-mail notificações sobre o início e final de conexão da VPN também ajudam a controlar mais de perto a produtividade e saber quando de fato cada colaborador está trabalhando;

6)     Tenha possibilidade de usar VPN com serviços na nuvem

Em momentos como esse, recursos em nuvem trazem facilidade de acesso e alta disponibilidade. Porém não pode-se esquecer da segurança. Para isso, uma ótima alternativa é acessar serviços críticos na nuvem por meio de uma VPN (através de Firewall UTM na nuvem virtualizado). Conseguindo uma segurança em outro patamar de trabalho.

Muitas empresas já possuem sua VPN, porém, a maioria delas não apresentam esses recursos básicos que garantam o controle, a segurança e a produtividade no home office e até mesmo quando a rotina voltar ao local habitual de trabalho.

Com o Firewall UTM da BluePex®, além de todo esse controle e facilidades oferecidas por meio do VPN, ainda é possível contar com um suporte ilimitado de especialistas para que a empresa mantenha o seu trabalho como se estivesse in loco.

O Firewall UTM é uma de suas soluções mais eficientes, capaz de facilitar e otimizar o ambiente de TI, realizando uma gestão unificada de tudo o que pode tornar o setor mais produtivo, seguro e econômico — com uma visão em tempo real do que acontece na rede.

Quer ficar sempre protegido?

Assine nossa newsletter