Blog

BluePex® inicia formação gratuita de cibersegurança em Araras

A BluePex®️ Cybersecurity, empresa de atuação global em cibersegurança, iniciou, no último sábado (17/06), os treinamentos do projeto "Geração Blue" na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Araras (SP). A iniciativa tem o objetivo de estimular jovens estudantes a atuarem neste mercado que procura mão de obra qualificada.

A primeira turma capacitada foi formada por 17 alunos e a aula ocorreu no laboratório da própria instituição. Os alunos foram recepcionados pelo especialista em cibersegurança e gerente de suporte técnico da BluePex®️, Fernando Bryan Frizzarin, que também é professor. Ele exibiu um vídeo de apresentação e esclareceu os objetivos principais do curso.

Na etapa teórica, Vinicius Pessan, analista especialista nas soluções da BluePex®️, explicou, entre diversos temas, conceitos sobre cibersegurança, segurança digital, tipos de cibercrimes e os diferentes tipos de invasão em sistemas. O objetivo foi orientar os jovens sobre como evitar golpes e fraudes e as possibilidades de trabalhar na área de cibersegurança.

Na etapa prática, os alunos conheceram a plataforma de segurança da BluePex®️ e tiveram contato com modernas ferramentas de prevenção e combate aos ciberataques, como a identificação de dados de usuários expostos na internet. Os estudantes receberam certificados com o selo BluePex®️ Cybersecurity.

Frizzarin diz que os equipamentos modernos de proteção, como os fornecidos pela BluePex®, impedem a ação de criminosos porque sistema e servidor estão protegidos. É aí que eles passam a mirar em pessoas. "Nosso treinamento visa elevar o nível de segurança das pessoas e das empresas, que têm impacto potencializado no caso de um golpe cibernético. A ideia é explicar o que é uma ferramenta de segurança profissional, como pode ser implantada nas empresas e como eles podem se proteger contra golpes. É um conhecimento extraclasse de extrema importância".

Para Nilton Cesar Sacco, coordenador do curso de Desenvolvimento de Software da Fatec de Araras, o treinamento traz novidades que vão além da sala de aula – a unidade oferece o curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma, desenvolvido em parceria entre o Centro Paula Souza, Secretaria da Educação e a Brascom. "O curso traz maior proximidade com as realidades e novidades do mercado, agregando um conhecimento mais amplo, nesse caso sobre cibersegurança, e as ferramentas existentes para seu controle, monitoramento e proteção", diz.

Instituições de ensino técnico interessadas no projeto "Geração Blue" podem entrar em contato com a empresa por meio do site https://www.bluepex.com.br/