Notícias

BluePex® tem renovado seu credenciamento como empresa estratégica para a defesa do Brasil

Com a chancela, recebida após avaliação técnica, Forças Armadas do Brasil reconhecem a tecnologia da BluePex® como essencial para a manutenção da soberania nacional

A BluePex® – empresa que desenvolve soluções de segurança da informação para o mercado corporativo com foco em defesa, controle e disponibilidade – acaba de obter o reconhecimento das Forças Armadas do Brasil em relação à qualidade de seus processos e a eficiência de suas soluções. A empresa acaba de passar por avaliação técnica e administrativa que resultou na renovação do credenciamento da BluePex® como Empresa Estratégica de Defesa (EED), selo que carrega desde 2012, bem como o de detentora de Produto Estratégico de Defesa (PED).

De acordo com Jefferson Penteado, fundador e presidente da BluePex®, o novo reconhecimento reforça a parceria existente entre a BluePex® e as Forças Armadas, que já dura oito anos, e resultou em uma série de melhorias, fruto de um desenvolvimento conjunto, à tecnologia fornecida pela empresa.

“O Exército Brasileiro vem sendo um parceiro muito importante e contribuiu significativamente, ao longo dos anos, para tornar as soluções da BluePex® cada vez mais eficientes e robustas. A chancela das forças armadas é uma prova de que nossa tecnologia está pronta para atender ao mais alto nível de exigência em segurança da informação e um grande incentivo para continuarmos inovando”, afirma.

Entenda o que é uma EED

Com a chancela de Empresa Estratégica de Defesa, criada a partir da lei 12.598/2012, as Forças Armadas reconhecem o importante papel da iniciativa privada no desenvolvimento de tecnologias que podem ser usadas para a defesa do País, e oferecem uma série de incentivos para as empresas consideradas pelo Ministério da Defesa como estratégicas. Essas empresas, que passam por uma criteriosa avaliação, são aquelas que dispõe de conhecimento e de tecnologias essenciais para  a manutenção da soberania nacional.

Para se tornar uma EED, a empresa precisa preencher uma série de requisitos. Entre eles, ter sua sede administrativa e industrial no Brasil, investir em atividades de pesquisa e ter maioria de brasileiros em seu quadro de acionistas.

Uma das condições mais importantes diz respeito ao compartilhamento tecnológico: a EED deve compartilhar com as forças armadas os direitos de propriedade intelectual e industrial de seus produtos. No entanto, ela poderá contar com a imensa e moderna estrutura das forças armadas para desenvolver ainda mais suas tecnologias e receberá incentivos para o desenvolvimento tecnológico. Com isso, a empresa poderá acelerar o processo de inovação e gerar novas tecnologias, que ela poderá fornecer, com sua própria marca, ao mercado.

Um dos maiores exemplos de sucesso deste tipo de compartilhamento e incentivo é a EMBRAER. A parceria com a Força Aérea Brasileira foi essencial para que a empresa pudesse desenvolver produtos melhores e se consolidar como uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo.

Sobre a BluePex®

Uma das principais empresas da área de segurança da informação, a BluePex® é considerada pelo Ministério da Defesa uma Empresa Estratégica de Defesa (EED). Com mais de 20 anos de mercado e mil clientes ativos, a BluePex® desenvolve soluções de segurança da informação para o mercado corporativo com foco em segurança, controle e disponibilidade. Como uma one stop shop de produtos do segmento de segurança, oferece tecnologias inovadoras, completas, intuitivas e totalmente em nuvem.

Desde 2018, a BluePex® oferece a plataforma BluePex® Cloud Suite, que contempla todos os recursos que o responsável pela tecnologia da informação precisa para garantir a proteção e disponibilidade da rede corporativa, além da produtividade das equipes. Entre os recursos da plataforma, uma das primeiras em nível mundial a ser 100% em nuvem, estão o gerenciamento integrado e inteligente de serviços, firewall, antispam, nuvem de backup, monitor de data center, controle e proteção de endpoints e servidores. Quando necessários, também fornece hardwares próprios, que são oferecidos na modalidade de Hardware Como Serviço (HaaS).