Blog

BluePex® participa de entrevista na Record TV e dá dicas para usuários não caírem no novo “Golpix”

Em novembro, a BluePex® foi convidada a falar sobre o novo golpe que está acometendo consumidores na internet, durante o Balanço Geral, da RIC TV, afiliada da Record em Curitiba, PR. Na oportunidade, nosso especialista em segurança digital, Luciano Domingues, explicou como a falsificação acontece e quais atitudes o consumidor pode ter para se proteger dos hackers digitais.

Denominada de “GOLPIX”, esse tipo de fraude acontece quando malwares (softwares maliciosos) são instalados por golpistas nos computadores e celulares de pessoas quando elas acessam links de e-mails ou sites falsos. É aí que o consumidor é enganado. Os cibercriminosos conseguem alterar as chaves pix e quando a vítima efetua a compra, ao confirmar a transação, sem perceber, o dinheiro cai na conta de criminosos.  

Um levantamento do Banco Central informa que a modalidade pix é a escolhida por 80% da população brasileira. Por isso se torna a moeda de ouro nas mãos de golpistas. Já a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), informa que mais de meio bilhão de chaves estão cadastradas na plataforma.

Por isso, fique atento antes de concluir sua compra. Verifique se a chave de destino é a mesma do vendedor, caso contrário não finalize a transação. É o que recomenda Domingues, durante sua participação no programa de TV, “o golpista pode fazer toda a engenharia social, mas quem confirma é você, consumidor.” Então, mais uma vez, preste atenção antes de fazer qualquer compra online.

Assista a reportagem completa: https://www.youtube.com/watch?v=7ofbXaiJxEg