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O que é MSP: entenda como ter uma lucratividade sustentável em seu negócio

O mercado está cada vez mais competitivo e a Era Digital também faz com que a agilidade cada vez mais seja um pilar de muitas empresas. No ramo de tecnologia da informação (TI) não é diferente e a busca por processos que otimizam a gestão e aceleram a entrega de resultados ou de valor ao cliente tornou-se incessante. É por isso que muitos empresários têm questionado sobre o que é MSP em TI e como isso pode trazer impactos positivos para os seus negócios.

A sigla guarda um significado importante para quem quer agilizar seus processos e principalmente diminuir problemas ou engasgos em sua operação. Ao longo deste artigo é possível entender melhor sobre o MSP, como ele funciona e quais as consequências de contratar um.

Confira o conteúdo na íntegra e fique por dentro de todas essas informações! Boa leitura!

O que é MSP e sua a sigla?

MSP é a sigla para Managed Service Provider ou, em tradução livre, prestador de serviços gerenciados. Basicamente, é uma empresa que atua prestando um papel preventivo na área de soluções de TI

Mas o que seria isso? Bem, no ramo de TI, é comum ter muito trabalho para ser realizado e problemas a serem sanados, principalmente quando se fala do modelo mais comum de atuação nas empresas, o break-fix (o famoso “quebrou-consertou”).

Ao optar por esse método, as soluções ocorrerão única e exclusivamente sob demanda. Ou seja, a busca pela solução só ocorre quando um empecilho é identificado.

Por exemplo, se algum usuário manifesta um impasse durante o uso e contesta, o TI pode ser acionado. Isso, no entanto, já causou descontentamento, insatisfação e atrapalhou o usuário em alguns sentidos.

Devido a essas razões, o modelo de atuação break-fix por ser considerado ultrapassado ou prejudicial para uma empresa que deseja se destacar, não é mais recomendado e buscado pelas empresas. Afinal, como visto no início do conteúdo, a agilidade e otimização de processos podem ser grandes diferenciais diante da concorrência do mercado atual.

Assim sendo, ocorreu a abertura de espaço para uma iniciativa de solução que atua antes mesmo de um problema ser manifestado. Desse modo, em vez de haver correção para impasses, existe a identificação de problemas previamente. É exatamente isso que o MSP faz! Entenda mais abaixo.

Como funciona o MSP?

De que maneira ocorre essa identificação e intervenção antes de um problema se manifestar? Bem, o MSP baseia-se na prevenção, isto é, sua operação mapeia toda a estrutura de TI a fim de encontrar inconformidades que podem gerar gargalos durante a operação.

A atuação do MSP tem caráter flexível e varia de acordo com as necessidades e escalações da empresa. Por ser uma contratação, existe a definição de valores para cada ação realizada ou aspecto identificado e sanado pelo provedor e tudo pode ser feito remotamente.

Isso também envolve a atuação do trabalho estratégico que é feito para antecipar possíveis falhas, o investimento em serviços de segurança e a automatização de algumas tarefas.

O trabalho do MSP é contínuo, o que garante que falhas sejam identificadas a qualquer tempo. Uma atuação como essa em uma empresa que detém muitos dados ou uma grande demanda para o TI é fundamental para evitar que muitos usuários façam reclamações e até mesmo que isso comprometa os processos de maneira expressiva.

Se você detém uma grande corporação ou uma empresa com diversas esferas, pode ser assustador pensar na quantidade de insatisfações, ligações e e-mails que sua empresa pode receber por conta de algumas falhas. Isso para não falar quanto de dinheiro pode ser perdido.

Em empresas menores e com pouca demanda, o break-fix também já não funciona, visto que se for um problema que afeta, mesmo que poucas pessoas, toda a sua escala de funcionários pode ser necessária para identificar e sanar o problema. Em uma escala maior, como em empresas mais robustas e que têm maior fluxo, o problema pode se tornar gigantesco!

Nesse sentido, o uso de um MSP que monitora e atua com soluções previamente e, consequentemente, diminui instabilidades, pode ser extremamente vantajoso.

Quais os benefícios de um MSP?

Ao entender o que é MSP e seu modelo de negócio, quais as vantagens e benefícios ao entregar automatização e antecipar falhas.
O MSP oferece inúmeros benefícios para quem contrata uma empresa que oferece esse serviço. Abaixo mostraremos cada um deles. Confira:

Mais segurança

Sem sombra de dúvidas, a segurança é o carro chefe que o MSP tem a oferecer. A empresa contrata um serviço que atua diretamente para evitar que falhas que atrapalham um negócio não sejam efetivadas.

Além disso, o próprio MPS faz e recomenda ações que protegem e mantêm seguros os dados de uma empresa como: proteção na web, backups de informações, recuperação de dados, gerenciamento de antivírus.

Redução de custos

No que consiste à lucratividade sustentável, fala-se sobre como o MSP pode antecipar falhas e, por consequência, reduzir custos de uma empresa. Ademais, ao contratar um MSP, é possível reduzir custos com funcionários (equipe de TI) e terceirizar a atuação, que antes era ultrapassada através do break-fix, por uma inovação muito menos custosa e mais rentável para um negócio!

Sem falar que o tempo gasto para identificar problemas, lidar com a insatisfação de usuários e resolver demandas também é reduzido. Assim, em vez de atrasar o processo, o MSP antecipa tudo isso e reduz os custos operacionais.

Tudo isso melhora a experiência no ambiente de TI, garante flexibilidade ao escopo de trabalho e proporciona um negócio muito mais eficiente!

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