O recente ataque ao sistema financeiro brasileiro acende um alerta importante: muitas vulnerabilidades não estão apenas dentro das empresas, mas nas conexões com fornecedores de tecnologia e outros parceiros externos. Quando essas integrações não seguem boas práticas de segurança, tornam-se portas de entrada para ataques cibernéticos sofisticados, como a que desviou cerca de um bilhão de reais de instituições ligadas ao Banco Central.
Em artigo recente, Ulisses Penteado CEO da BluePex®, destaca como esse episódio evidencia a necessidade urgente de avaliar a maturidade cibernética de fornecedores, um aspecto que frameworks como o NIST CSF já vêm abordando há mais de uma década, mas que ainda é negligenciado por muitas organizações.
Ele também reforça a responsabilidade das empresas, especialmente médias e pequenas, de estarem preparadas para atender normas como ISO 27001 e NIST CSF, passando por certificações, auditorias, segmentação de acessos e políticas de resposta a incidentes, garantindo uma conexão segura com grandes corporações.
01
DIA(S)
00
HORA(S)
22
MINUTOS
08
SEGUNDOS
Tire suas dúvidas ao vivo com um Especialista em Cibersegurança